Atuação da Equipe do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF)

por Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto — publicado 16/11/2015 13h25, última modificação 16/11/2015 14h24
Na manhã do dia 09 de novembro foi realizada na Escola Municipal Cristina Peixoto do Carmo avaliação do estado nutricional, que reúne todas noções (fisiologia, higiene, sociologia) suscetíveis de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade (puericultura). Mensalmente, a Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), realiza um trabalho com o objetivo de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, como a desnutrição e a obesidade infantil.

Desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau. Existem casos muito graves, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis, mesmo que a criança continue com vida. Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada. 

Já a obesidade é uma doença que cursa com o acúmulo excessivo de gordura corporal e tem múltiplos fatores causais. A alimentação com excesso de calorias e desequilíbrio de nutrientes somado ao baixo nível de atividade física é a principal causa do excesso de peso. Lembrando que a obesidade genética corresponde a uma pequena parcela, representando 5% a 7% dos casos de obesidade. 

Confira as fotos da Equipe do ESF juntamente com as crianças da Escola Municipal Cristina Peixoto do Carmo:

 Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto/ES e Secretaria Municipal de Saúde.