Dores do Rio Preto é destaque em qualidade educacional

por Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto — publicado 22/10/2015 10h00, última modificação 22/10/2015 16h25

De acordo com o IOEB (índice que identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem), Dores do Rio Preto é a melhor cidade avaliada na região do Caparaó e a 920º do Brasil.

O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade, e se propõe a responder a seguinte pergunta: Qual Município e Estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes?

O IOEB inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão - responsabilizando, de forma inédita, Municípios e Estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola.

Criado pelo Centro de Liderança Pública, com apoio do Instituto Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann, o IOEB é assinado pelos mesmos autores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Reynaldo Fernandes (ex-presidente do INEP) e Fabiana de Felicio (ex-diretora de Estudos Educacionais do INEP).

Em uma escala de zero a dez, o indicador combina os resultados educacionais (anos iniciais e finais do IDEB e a taxa líquida de matrículas) e condições que cada cidade oferece, incluindo as horas de aula por dia, escolaridade dos professores, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil. De acordo com Fernandes, a ideia é apresentar a diferença que um estudante teria na sua trajetória educacional se estivesse em diferentes localidades.

De acordo com a Prefeita Cláudia Bastos, o destaque do Município de Dores do Rio Preto, mostra o comprometimento de sua administração com a área educacional, e que apesar da crise que os Municípios Brasileiros passam, continua investindo na qualidade da educação rio pretense e que essa posição no Índice é motivo de muito orgulho.

Já o Secretário Municipal de Educação Wilder Barboza, diz que IOEB é também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade na educação dos Municípios e Estados, uma vez que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação no Brasil e finaliza dizendo que essa posição é resultado de uma luta diária em favor da educação municipal.

Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto