I Conferência Municipal de Dores do Rio Preto

por Prefeitura publicado 07/07/2016 10h41, última modificação 07/07/2016 10h41

O Município de Dores do Rio Preto teve a honrosa tarefa de promover no último dia 30 de junho, a I Conferência Municipal da Cidade de Dores do Rio Preto, com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” – “Cidades Inclusas, Participativas e Socialmente Justas”, que ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.

O evento contou com a participação da Professora Acadêmica e Procuradora do Município de Vitória, a Drª Patrícia, que fomentou juntamente com o Secretário Municipal de Planejamento, Sr. Márcio, a promoção da conferência. Participaram também dos trabalhos, diversos representantes da sociedade civil organizada, entidades representativas, defensores sociais e ambientalistas, e agentes públicos e políticos locais.

Inicialmente foi explanado o arcabouço jurídico de normatização de conferências das cidades, em que a palestrante destacou todas as regras e mecanismos regimentais na elaboração de propostas de debates.

O objetivo principal da conferência foi promover um debate democrático entre os diversos presentes, capaz de identificar situações problemáticas de nossa cidade e propostas de soluções que serão levadas a serem debatidas nas conferências estadual e federal a fim de se chegar a medidas legais federal capazes de atender às necessidades dos municípios.

Os participantes de mãos aos trabalhos, dividiram-se em grupos de estudos e dentro do debate promovido discutiu-se as situações problemas que afetam a condição natural dos munícipes, como moradia, mobilidade urbana, comércio, desenvolvimento, emprego, turismo dentre outros tópicos capazes de propiciar melhorias na condição de vida aos moradores e turistas que visitam Dores do Rio Preto.

Dentre os tópicos levantados, o plenário aprovou três propostas de situações problemáticas com indicações de soluções, a serem debatidas e levadas a Conferência Estadual, através dos delegados representantes indicados e aprovados na I Conferência de Dores do Rio Preto.

A I Conferência Municipal das Cidades iniciou uma boa caminhada de mãos dadas entre os diversos agentes responsáveis, que possibilitou uma visualização dos passos necessários que todos nós precisamos dar pela cidade que temos para a cidade que queremos!