Prefeitura adere ao movimento outubro rosa

por Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto — publicado 29/10/2015 17h00, última modificação 30/10/2015 10h03
Doença muito rara antes dos 35 anos, mas com uma incidência que cresce rápido e progressivamente a partir desta faixa etária, o câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil. O movimento Outubro Rosa, celebrado mundialmente, foi abraçado pela Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o mês de outubro, foram realizadas várias atividades pelas unidades de saúde.

Dia 21/10 a programação da UBS (Unidade básica de saúde) esteve rosa como nosso outubro, foi realizado:

• Palestra sobre como realizar o autoexame das mamas, com a Enfermeira Liana;
  • Palestra sobre autoestima feminina com a psicóloga Gislene Novaes;
  • Palestra sobre amamentação com a fonoaudióloga Michele Monteiro;
  • Sorteio de brindes e lanche para nossas mulheres.

Confira as fotos:

(Equipe da U.B.S. José Gomes Pereira Filho)

(Enfermeira Liana Bastos palestrando sobre o autoexame das mamas)

(Psicóloga Gislene Novaes palestrando sobre autoestima feminina)

(Fonoaudióloga Michele Monteiro palestrando sobre amamentação)

(Sorteio de brindes)

(Amostra de vídeos educativos)

Dia 26/10 o ESF (Estratégia Saúde da Família) com o apoio da equipe do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família, os ACSs (Administração Central do Sistema de Saúde), comemorou o dia rosa com a seguinte programação:

• Palestra abordando vários assuntos sobre a saúde da mulher, com os temas: Como se prevenir de doenças e como melhorar a qualidade de vida;
  • Consultas de enfermagem com exame clínico;
  • Requisição de mamografia;
  •  Sorteio de brindes e lanche;

Confira as fotos:

(Equipe do ESF, equipe do NASF, Secretario Municipal de Saúde, coordenação dos ESFs e a população, todos reunidos para registrar o dia rosa na Estratégia de Saúde da Família de Dores do Rio Preto-ES)

( Palestra com o Enfermeiro Bruno V. Moreira)

(Palestra com a nutricionista Carolina Candido)

(Palestra com o fisioterapeuta Weligton Tavares)

(Palestra com a Educadora física Ligia Sidna)

(Consulta de Enfermagem e requisição de mamografia)

(Sorteio de brindes)

Dia 27/10 o dia foi rosa no ESF (Estratégia Saúde da Família) Pedra Menina-ES.

A equipe cuidou desse dia com muito carinho, a Enfermeira Sabrina, todas as ACSs, os técnicos em Enfermagem e toda equipe se dedicaram para que as mulheres tivessem uma manhã cercada de informações e cuidados. Confira a programação realizada:

• Colaboração do NASF na organização;
  • Participação da comunidade doando serviços (manicure, cabeleireiro e maquiagem);
  •  Participação de uma paciente, que nos escreveu um lindo depoimento sobre o câncer de mama do qual recentemente se curou.

Confira as fotos:

(Equipe do ESF Pedra Menina)

(Equipe ESF Pedra Menina junto com a equipe do NASF, coordenadora dos ESFs Carla Zini, e Secretário Municipal de Saúde, Carlos Marcelo Menin)

( Profissionais de saúde, gestão e população)

(Paciente Gorete e Marcelo, Secretário Municipal de Saúde)

A Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, agradece a paciente Gorete, exemplo de superação e lição de vida ao vencer o câncer! Agradecemos por partilhar um pouco da sua história de garra com nossas mulheres.

(Presentes doados pelos comerciantes locais, para o sorteio rosa)

(Café da manhã servido às mulheres após palestras)

Dia 28/10 foi o dia de comemorar o outubro rosa em Mundo Novo-ES.

O dia rosa, foi organizado carinhosamente pela equipe da Estratégia de Saúde da Família "Gléce Donádio de Souza Paizante", que contou com o apoio da equipe do NASF e visita do Secretário Municipal de Saúde, juntamente com a coordenadora dos ESFs Carla Zini.

A manhã começou com alongamento e uma caminhada convidando nossas mulheres para participarem das comemorações rosa. No ESF aconteceu palestras com informações, orientações e cuidados. Também foi realizado um momento de beleza, onde as mulheres receberam excelentes dicas de maquiagem.

No encerramento servimos um belo café da manhã,  acompanhado de sorteio de brindes.

Nosso outubro rosa foi um sucesso!

Confira as fotos:

(Equipe ESF, equipe NASF  e representantes da Secretaria Municipal de Saúde)

(Equipes e população reunidas, todos na luta contra o câncer de mama)

(Caminhada com as mulheres: atenção, prevenção e cuidado! #todoscontraocâncer)

(Palestras e entrega de brindes)

Outubro Rosa, todos juntos na luta contra o câncer de mama!

Realização:Prefeitura Municipal de Dores do Rio preto- Es com total apoio da Secretaria Municipal de Saúde.