Ouvidoria Municipal
Confira aqui informações sobre a ouvidoria e como solicitar e acompanhar uma manifestação.
Publicado em 01/01/2019 17:31 - Atualizado em 06/02/2024 11:52
A Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto/ES aderiu, em 06 de junho de 2019, ao Sistema de Ouvidoria Online dos Entes Federados – e-Ouv Municípios. O Sistema é desenvolvido e gerenciado pela Controladoria Geral da União – CGU e consiste em uma plataforma web gratuita para que os Municípios possam instituir canais de recebimento, análise e resposta de manifestações dos cidadãos. Portanto, não possui qualquer ônus ao Município.
A principal função da ouvidoria municipal é fomentar um canal direto de comunicação entre a administração pública e os cidadãos. A ouvidoria é indispensável para que a administração viabilize o relacionamento democrático com a sociedade, além de ser um instrumento fundamental para garantir transparência aos órgãos públicos.
A Ouvidoria desempenhará o papel de mediadora entre as secretarias municipais e os cidadãos. Os manifestantes poderão relatar as necessidades da cidade, fazer denúncias, reclamações, solicitações, dar opiniões, fazer sugestões e elogios sobre qualquer assunto relacionado à cidade. Pela ouvidoria, qualquer pessoa, identificada ou não, poderá enviar manifestações à Prefeitura Municipal.
Para gerar ainda mais transparência e aumentar o controle social sobre as manifestações enviadas, o cidadão que se identificar receberá, após efetuar o chamado, o número de protocolo para consultar, quando quiser, o andamento da manifestação.
Além disso, relatórios e gráficos, apresentando o fluxo de atendimento e informações estatísticas complementares, estão disponibilizados no site “e-Ouv PAINEL RESOLVEU?”, agrupando todos os serviços da ouvidoria em um só local para facilitar o controle social. O “Painel Resolveu?” também é desenvolvido pela CGU e tem como objetivo organizar e dar publicidade às informações que a Administração Pública recebe diariamente dos cidadãos relativas aos programas e serviços públicos prestados.
As informações do e-Ouv – Painel “Resolveu?” são atualizadas diariamente com informações do e-Ouv e é possível fazer buscas por órgão, data, por tipo de manifestação, por temas, por assunto, por local do fato, etc.
Além disso, também estão disponíveis os resultados das pesquisas de satisfação referentes ao atendimento da Ouvidoria, as quais mostram a satisfação pelo atendimento recebido e a percepção, do cidadão manifestante, quanto a resolutividade da demanda.
Todos os recursos necessários para abertura, acompanhamento e fiscalização dos atendimentos realizados estão disponíveis aqui.
Caso necessário, entre em contato conosco. Estamos à disposição para mais esclarecimentos sobre a utilização do serviço.
Ao registrar uma manifestação na Ouvidoria Municipal, não esqueça de, ao final, preencher a avaliação da resposta recebida. Isto é muito importante para o Município e é rapidinho.
Bem-vindo à Ouvidoria Municipal!
A informação que você precisa pode estar listada na Página de Perguntas Frequentes
Aproveite para conhecer a Carta de Serviços Públicos ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto/ES.
SE VOCÊ PREFERIR, PODE SE DIRIGIR ATÉ A OUVIDORIA FÍSICA E REGISTRAR A SUA MANIFESTAÇÃO.
OUVIDORIA FÍSICA
Endereço: Rua Pedro de Alcântara Galvêas, nº 99, Centro, Dores do Rio Preto/ES (Horário de atendimento- 08:00 às 11:00- 12:00 às 16:00)
Telefone: (28) 3559-1152 (ramal 06)
E-mail: ouvidoria@pmdrp.es.gov.br
Responsável pela Ouvidoria: Ivana Cecília Lacerda Loreti
Órgão: Unidade Central de Controle Interno- UCCI
Rede social: https://www.instagram.com/controladoriaouvidoriaesic/
LEI 13.460 / 2017
Código de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos da Administração Pública
Link de acesso aos relatórios de ouvidoria: https://doresdoriopreto-es.portaltp.com.br/consultas/documentos.aspx?id=480
por Comunicação Portal Fácil